O que é o abuso obstétrico? 

 

O abuso obstétrico consiste na intervenção clínica sobre a grávida/parturiente/puérpera, ou sobre o seu bebé, sem informação prestada à mulher alvo de intervenção e/ou sem o seu consentimento prévio, ou com consentimento prestado sob qualquer forma de pressão ou contra-informação, o que constitui, por si só, uma forma de abuso.

 

Evite o abuso obstétrico.

É possível prevenir o abuso obstétrico. A chave é a informação.

 

Reconheça e enfrente o abuso obstétrico.

É possível ultrapassar uma situação de abuso obstétrico. A chave é a partilha.

 

BEM-VINDO!

 

Fórum Mal Me Quer

Data 11-10-2013

De Irene Oliveira

Assunto parto negativamente inesquecível.

Responder

Tive o ritual de todos os horrores de um parto forçado "vaginal", durante quase 24horas, sem qualquer informação dos procedimentos adotados e logo consentimento:- rutura do saco de líquido amniótico com a mão por um técnico dos serviços (sem informação e consentimento, limitou-se a meter a mão e rebentar a bolsa e disse "você agora está em trabalho de parto" e saiu pela porta fora); - efetuadas várias manobras com a mão para o alargamento da pélvis, pelos técnicos do serviço- "horroroso"; recorrência várias vezes a ventosa; - o bebé apresentou-se com o braço sobre a sua cabeça (má avaliação ou ausência dela pelos técnicos do serviço), foi necessária efetuar episiotomia duas vezes (não consentida, pois nunca fui informada, situação "mutiladora" e extremamente dolorosa, no decorrer da tortura obstetra, devido a uma infeção tive febre e dores no peito. Poderá alguém me ajudar, eu não consigo esquecer, a minha mente retrospetiva isto automáticamente a todo o momento, talvez porque a minha recuperação física foi horrível e perdi qualidade de vida devido a episiotomia.

Data 23-02-2012

De carla

Assunto o mal-me-quer

Responder

ó que é o mal- me- quer.

ADVERTÊNCIA IMPORTANTE:

As mentoras do "projecto mal me quer" não são profissionais de saúde. Todo o conteúdo deste site tem carácter meramente informativo e não substitui o acompanhamento técnico e profissional especializado.

EDITORIAL

Parto Domiciliar - Quando a fuga em frente nos deixa em casa

10-10-2011 11:29
O ARTIGO começa em tom ligeiro, tão ligeiro que, de início, ninguém adivinha o rumo que o desabafo vai tomar. Começa com um sorriso suspirado, para acabar numa estrondosa bofetada. São as palavras e a frontalidade de uma mãe que assim desmonta a hipocrisia e o cinismo da assistência ao parto em...

Livro de Reclamações – uso se o caso é de abuso

20-04-2011 01:04
Ao longo de quase um ano de actividade, o Projecto Mal Me Quer tem procurado deixar claro que o abuso obstétrico, tanto quanto possível, deve ser evitado, quer por via da busca de informação que torna a mulher mais consciente dos seus interesses e Direitos, quer por via de uma conveniente...
Todos os artigos

DIZ QUEM SABE...

Para aqui virão os testemunhos/vozes de apoio, de carisma e competência reconhecidos. E são já muitos os que querem bem ao "mal me quer". Novidades em breve.

 

free counters