O que é o abuso obstétrico? 

 

O abuso obstétrico consiste na intervenção clínica sobre a grávida/parturiente/puérpera, ou sobre o seu bebé, sem informação prestada à mulher alvo de intervenção e/ou sem o seu consentimento prévio, ou com consentimento prestado sob qualquer forma de pressão ou contra-informação, o que constitui, por si só, uma forma de abuso.

 

Evite o abuso obstétrico.

É possível prevenir o abuso obstétrico. A chave é a informação.

 

Reconheça e enfrente o abuso obstétrico.

É possível ultrapassar uma situação de abuso obstétrico. A chave é a partilha.

 

BEM-VINDO!

 

Fórum Mal Me Quer

Data 01-02-2011

De Sílvia Roque Martins

Assunto Re:Obrigada

Responder

Recebemos o relato, Sónia. Obrigada. É de facto uma saga difícil de digerir. Não tenho dúvida alguma: só pelo facto de ter passado pelo que passou e de ter chegado até aqui, é uma grande Mulher, uma Mãe e tanto!

Em breve volto ao contacto por e-mail, para lhe dar uma resposta com a calma que a situação requer. Entretanto, procure manter a tranquilidade possível, porque está tudo muito recente. Não tente acelerar a sua recuperação. 4 meses, atendendo à situação que descreveu, é ainda pouco tempo, muito pouco tempo. Para ter uma ideia, Sónia, eu própria só consegui dar o passo que agora está a dar ao fim de mais de 2 anos após o parto. Está a dar passos muito importantes, mas é fundamental que o faça sem precipitação. Saber esperar continua a ser uma grande virtude na fase em que se encontra. Acredite que as feridas saram e acabamos por recuperar a serenidade, até para recordar e falar do parto que nos ensombraram. Chegue onde chegar o desgosto e a dor, num parto nasce um filho e nós renascemos, como mães. E estas são duas certezas que ninguém lhe rouba nem ensombra. Estes são privilégios que a devem motivar sempre.

Até breve, Sónia.

Um beijinho.

Sílvia

Data 02-02-2011

De Sónia

Assunto Re:Re:Obrigada

Responder

Obrigada Silvia pelas palavras de apoio

ADVERTÊNCIA IMPORTANTE:

As mentoras do "projecto mal me quer" não são profissionais de saúde. Todo o conteúdo deste site tem carácter meramente informativo e não substitui o acompanhamento técnico e profissional especializado.

EDITORIAL

Parto Domiciliar - Quando a fuga em frente nos deixa em casa

10-10-2011 11:29
O ARTIGO começa em tom ligeiro, tão ligeiro que, de início, ninguém adivinha o rumo que o desabafo vai tomar. Começa com um sorriso suspirado, para acabar numa estrondosa bofetada. São as palavras e a frontalidade de uma mãe que assim desmonta a hipocrisia e o cinismo da assistência ao parto em...

Livro de Reclamações – uso se o caso é de abuso

20-04-2011 01:04
Ao longo de quase um ano de actividade, o Projecto Mal Me Quer tem procurado deixar claro que o abuso obstétrico, tanto quanto possível, deve ser evitado, quer por via da busca de informação que torna a mulher mais consciente dos seus interesses e Direitos, quer por via de uma conveniente...
Todos os artigos

DIZ QUEM SABE...

Para aqui virão os testemunhos/vozes de apoio, de carisma e competência reconhecidos. E são já muitos os que querem bem ao "mal me quer". Novidades em breve.

 

free counters